Código de Barras
Todos nós o utilizamos e ele está presente em quase todos os comércios do nosso país e do mundo. O famoso Código de Barras, que nesta semana, mais precisamente na segunda-feira (03/04), fez 50 anos desde o seu lançamento comercial. Ele ainda é considerado o principal método de representação de dados nos produtos. Após o seu lançamento, os processos de comunicação melhoraram consideravelmente, pois aumentaram a velocidade, a segurança e a eficiência dos canais físicos e digitais. Por isso, o código de barras possui um papel essencial no setor de varejo.
Existem alguns modelos de códigos em barras, cada um para uma aplicação e necessidade específica. Hoje, por conta do avanço tecnológico, o código de barras está perdendo espaço para os modernos e resistentes sistemas de QR-Code e DataMatrix.
É mantido pela GS1, associação sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais para serem utilizados em processos de comunicação empresarial. Segundo a associação, mais de 1 bilhão de produtos utilizam o sistema de código de barras e, diariamente, acontecem bilhões de leituras dos mesmos em todo o mundo.
História
Sua primeira patente foi feita no ano de 1952 pelos estadunidenses Norman Joseph e Bernard Silver. No entanto, o processo de aperfeiçoamento que o transformou no padrão que conhecemos hoje e o colocou disponível para a comercialização, começou somente no ano de 1969. Algumas empresas do setor de varejo nos Estados Unidos estavam buscando uma forma prática para agilizar o processo de pagamento no caixa das lojas.
Foi-se, então, criado um comitê chamado de Ad Hoc para a criação de um Código Uniforme de Identificação de Produtos de Mercearia. Assim, em 3 de Abril de 1973, o sistema de código de barras foi desenvolvido e apresentado para os setores comerciais. O engenheiro George Laurer foi o responsável pela padronização do sistema. Já no ano de 1974, o primeiro produto recebeu o código, um simples chiclete.
Com o decorrer dos anos, diversos produtos, empresas e países passaram a adotar e padronizar o sistema, se tornando um padrão mundial na comunicação empresarial. Aqui no Brasil, foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984.