IO-Link

O IO-Link é um protocolo de comunicação de campo aberto, sendo a primeira tecnologia IO padronizada em todo o mundo (IEC 61131-9). O IO-Link é utilizado em automação industrial para conectar sensores e atuadores a sistemas de controle. Ele permite a transferência de dados digitais e informações de configuração bidirecional entre os dispositivos e o controlador de automação, facilitando a integração de dispositivos em redes industriais.

Uma das principais características do IO-Link é a sua capacidade de comunicação ponto a ponto, o que significa que cada dispositivo IO-Link é conectado individualmente ao controlador de automação. Isso permite uma comunicação detalhada e personalizada com cada dispositivo, possibilitando uma maior flexibilidade e eficiência no controle de processos industriais. Com isso, é capaz de transferir dados em tempo real, permitindo monitoramento e controle dos dispositivos conectados.

Além disso, o IO-Link suporta a comunicação de configuração e diagnóstico, o que facilita a manutenção preditiva, o monitoramento de condições e a solução de problemas de forma eficiente.

O IO-Link opera na camada física de sensores e atuadores industriais, utilizando cabos padronizados, como os cabos M12, M8, M5 e cabos de três fios. Ele suporta uma ampla variedade de dispositivos, incluindo sensores de proximidade, sensores de temperatura, sensores de pressão, sensores de fluxo, atuadores pneumáticos, entre outros.

Outra característica importante deste protocolo de comunicação é a sua capacidade de parametrização remota de dispositivos. Isso significa que os dispositivos IO-Link podem ser configurados e parametrizados remotamente a partir de um controlador, sem a necessidade de ajustes manuais nos dispositivos individuais. Isso simplifica a configuração e a instalação de dispositivos, além de permitir uma rápida troca de dispositivos em caso de substituição ou manutenção, já que ele puxa todas as informações do dispositivo conectado anteriormente, economizando tempo de configuração.

Exemplo de diagrama de Dispositivos IO-Link
Exemplo de diagrama de Dispositivos IO-Link

Comunicação do IO-Link

Os dispositivos de sinal analógico ou digital são conectados no IO-Link Mestre, que é conectado em um Controlador Lógico Programável (CLP). Ele suporta tanto mapeamentos padronizados em FieldBus, como PROFIBUS, PROFINET, EtherCat e Sercos, e mapeamentos específicos do fabricante para Ethernet/IP, CANopen, Modbus, CC-Link e AS-Interface.

Por conta da padronização de comunicação, possibilita uma maior quantidade de ferramentas de configuração ou leitura, podendo acessar os dados ou editar os dispositivos de forma fácil e rápida, principalmente pelo fato de que o IO-Link é compatível e muito utilizado por diversos fabricantes de dispositivos industriais do mundo. É importante também ressaltar que você pode utilizar mais de um fabricante de dispositivos, já que toda a comunicação é padronizada e todos os dispositivos se comunicam entre si.

Não é necessário utilizar um cabo blindado para conectar os dispositivos no Mestre, mas é preciso se atentar que o comprimento do cabo não pode passar de 20 metros.

Em caso de erros de transmissão, o sinal é repetido 2 vezes e, se o erro persistir, o Mestre envia um sinal de alerta para o CLP avisando onde está acontecendo a falha de comunicação Esse alerta pode ser configurado para aparecer em um supervisório por exemplo.

Existem 4 tipos de canais de conexão em um Mestre IO-Link

  • IO-Link mode – Define a porta para comunicação IO-Link.
  • DI mode – Define a porta para se comportar como uma entrada digital.
  • DQ mode – Porta está sendo utilizada como uma saída digital.
  • Deactivated Mode – A porta é desativada.

Fabricantes que utilizam o protocolo

Abaixo é possível visualizar e navegar na lista de fabricantes e protocolos de comunicação que possuem compatibilidades com os sistemas IO-Link, clique no nome para abrir a página com mais informações, caso queira voltar para a listagem completa, clique em “Show All” no canto superior esquerdo.

Exemplo de Aplicação IO-Link
Sistemas IO-Link Configuração de Segurança Dados e Sensores IO-Link IO-Link – Substituição Simplificada
Exemplo de aplicação de Scanner de Área Exemplo de aplicação de Comando Bimanual Exemplo de aplicação de Cortina de Luz Atualização de CLPs Obsoletos Transelevadores para automatização de estoque em centros logísticos Diagnóstico em Série ISD