Outubro Rosa LMLogix Automação Industrial

O início do Outubro Rosa

A história por trás do Outubro Rosa é recente, a Fundação Susan G. Komen for the Cure organizou um evento que se chamava Corrida pela Cura, que visava a conscientização do Câncer de Mama, a corrida estava em sua primeira edição e todos os participantes receberam um laço cor-de-rosa para participarem do evento. Em datas diferentes começaram a surgir atividades relacionadas a prevenção, mas em 1997 foi marcado a efetivação da conscientização por trás do Câncer de Mama, as cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos organizaram atividades durante o mês inteiro, o símbolo se manteve o mesmo, um laço rosa.

Por conta do sucesso desta campanha de conscientização diversas cidades, estados e países começaram a aderir a campanhas e rapidamente se tornou mundialmente conhecido, aqui no Brasil as primeiras campanhas chegaram no ano de 2002. Neste mesmo ano o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado de rosa e acabou se tornando a primeira ação aqui no Brasil.

Câncer de Mama

A Glândula Mamária, mais conhecida por Mama é responsável pela produção de leite e possui pequenos dutos que transportam o leite, possui também o Estroma, que é o tecido que envolve os dutos.

O Câncer de Mama é ocasionado quando ocorre um desenvolvimento fora do comum das células da mama, que acabam se multiplicando de forma descontrolada e acabam gerando um tumor maligno.

É o 2º tipo de câncer mais comum entre as mulheres, todos os anos existem 60 mil casos confirmados e representa 25% nos casos de câncer em mulheres. Os homens também devem ficar atentos aos sinais, embora seja apenas 1% dos casos de Câncer de Mama e atinge normalmente homens acima de 60 anos de idade. Se existe histórico de Câncer em sua família, fique atento e atenta aos sinais, se descoberto ainda no estágio inicial as chances de cura são de mais de 95%.

Técnicas de Radiologia, Plantonistas Noturnas e Agricultoras possuem uma maior probabilidade de adquirirem o Câncer de Mama, também é importante ressaltar que as mulheres trabalhadoras que sofrem mais exposição e risco de Câncer de Mama são as que atuam nas seguintes atividades:

  • Radiologia
  • Esterilização de materiais médico, cirúrgicos e hospitalares
  • Esterilização industrial de produtos farmacêuticos e veterinários, de alimentos, de especiarias e de ração animal
  • Carregamento e distribuição de óxido de etileno
  • Produção e aplicação de agrotóxicos organoclorados
  • Fabricação de transformadores elétricos
  • Reparos elétricos (eletricistas)
  • Elaboração de aditivos para plastifi­cantes, tintas e adesivos
  • Atividades noturnas

Principais causas de Câncer de Mama no trabalho:

  • Raios – X e Gama
  • Óxido de etileno (matéria-prima para produtos manufaturados e/ou gás utilizado em  processos de esterilização industrial e hospitalar)
  • Agrotóxicos organoclorados (dieldrin)
  • Bifenila policlorada (PBC)
  • Trabalho noturno
  • Exposição ambiental à fumaça do cigarro

Fatores de risco

Bolo aniversário

Idade

Balança

Obesidade

Exercícios

Falta de exercícios físicos

Dicas de prevenção

Balança

Manter o peso adequado

Não fumar

Não fumar

Realize exames

Realizar exames anualmente

Exercícios físicos

Realizar exercícios físicos

Não beba álcool

Evitar bebidas alcoólicas

Lupa

Conhecer os sinais

Como fazer o diagnóstico do Câncer de Mama?

Autoexame

É importante ressaltar que o autoexame não substitui os exames de imagem. O autoexame deve fazer parte do seu cotidiano, você deve avaliar de forma visual e também apalpando as mamas, qualquer alteração de formato, cor e tamanho ou então se existir caroços, inchaços, secreções, nódulos, protuberâncias e rugosidades é um sinal que você precisa procurar um médico urgente. Veja neste vídeo como fazer o Autoexame.

Mamografia

O exame mais conhecido para a prevenção ao câncer de mama, ele é capaz de identificar com uma grande margem de antecedência pequenos sinais que podem ser relacionados ao câncer de mama ou então outras alterações. É utilizado também para acompanhamento do câncer de mama, devido a sua precisão e facilidade. No Brasil é recomendado que mulheres com 40 anos ou mais façam todos os anos o exame, para assim aumentar as possibilidades de diagnóstico precoce.

Um toque pode salvar a sua vida

Veja também a nossa publicação referente ao Setembro Amarelo.

Tags:
Exemplo de aplicação de Scanner de Área Exemplo de aplicação de Comando Bimanual Exemplo de aplicação de Cortina de Luz Atualização de CLPs Obsoletos Transelevadores para automatização de estoque em centros logísticos Diagnóstico em Série ISD