Leitor de código de barras lendo um código de barras

Código de Barras

Todos nós o utilizamos e ele está presente em quase todos os comércios do nosso país e do mundo. O famoso Código de Barras, que nesta semana, mais precisamente na segunda-feira (03/04), fez 50 anos desde o seu lançamento comercial. Ele ainda é considerado o principal método de representação de dados nos produtos. Após o seu lançamento, os processos de comunicação melhoraram consideravelmente, pois aumentaram  a velocidade, a segurança e a eficiência dos canais físicos e digitais. Por isso, o código de barras possui um papel essencial no setor de varejo.

Existem alguns modelos de códigos em barras, cada um para uma aplicação e necessidade específica. Hoje, por conta do avanço tecnológico, o código de barras está perdendo espaço para os modernos e resistentes sistemas de QR-Code e DataMatrix.

É mantido pela GS1, associação sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais para serem utilizados em processos de comunicação empresarial. Segundo a associação, mais de 1 bilhão de produtos utilizam o sistema de código de barras e, diariamente, acontecem bilhões de leituras dos mesmos em todo o mundo.

Modelos de Código de Barras
Algumas versões do sistema | Imagem via: “www.codigosdebarrasbrasil.com.br”

História

Sua primeira patente foi feita no ano de 1952 pelos estadunidenses Norman Joseph e Bernard Silver. No entanto, o processo de aperfeiçoamento que o transformou no padrão que conhecemos hoje e o colocou disponível para a comercialização, começou somente no ano de 1969. Algumas empresas do setor de varejo nos Estados Unidos estavam buscando uma forma prática para agilizar o processo de pagamento no caixa das lojas.

Foi-se, então, criado um comitê chamado de Ad Hoc para a criação de um Código Uniforme de Identificação de Produtos de Mercearia. Assim, em 3 de Abril de 1973, o sistema de código de barras foi desenvolvido e apresentado para os setores comerciais. O engenheiro George Laurer foi o responsável pela padronização do sistema. Já no ano de 1974, o primeiro produto recebeu o código, um simples chiclete.

Com o decorrer dos anos, diversos produtos, empresas e países passaram a adotar e padronizar o sistema, se tornando um padrão mundial na comunicação empresarial. Aqui no Brasil, foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984.

Como funciona o sistema?
Exemplo de aplicação de Scanner de Área Exemplo de aplicação de Comando Bimanual Exemplo de aplicação de Cortina de Luz Atualização de CLPs Obsoletos Transelevadores para automatização de estoque em centros logísticos Diagnóstico em Série ISD